Muitas pessoas sonham com a aposentadoria e não importa quanto tempo falta para isso acontecer. Tem gente que tem mais dois anos pela frente antes de parar de trabalhar e outros que estão trabalhando há apenas dois anos, mas ambos sonham com o dia da aposentadoria.
Essa história tem outro lado...e se a pessoa não quiser se aposentar? E se ela fizer o que gosta e desejar trabalhar até quando for possível? Nesse caso, ela continua em frente e segue dando uma valiosa contribuição ao mundo, você pode não acreditar, mas existem muitas pessoas que continuam trabalhando porque amam o que fazem e não por necessidade, uma dessas pessoas é a professora Adozinda Kuhlmann.
Ela está nessa profissão há mais de 70 anos e ao ver o vídeo da sua palestra no TEDx você se sente inspirado a buscar o que gosta e não parar mais de trabalhar. Claro que em algum momento você irá se aposentar, mas pessoas como Dona Adozinda sempre encontram espaço para compartilhar sua sabedoria e experiência.
Depois de assisitir sua palestra fui pesquisar um pouco sobre sua vida, ela tem mais de 90 anos, mas tem uma paixão e entusiasmo que muitas vezes não é encontrado em jovens de 18 anos. Muitas vezes não temos o mesmo brilho que ela possui, pois vemos o nosso trabalho como uma obrigação e isso interfere em todos os outros aspectos de sua vida, já que passamos a maior parte de nosso tempo em nossos serviços.
Por isso é tão importante fazer o que gosta, seguir seu sonho, mesmo que todos ao redor falem que é loucura...a maior loucura é perder o brilho no olhar que a Adozinda Kuhlmann possui por fazer o que gosta, ser persistente e entusiasmada.
Mesmo se você não tem o trabalho dos seus sonhos é importante dar o seu melhor, pois como diria o Waldez Ludwig, um jogador de futebol no início da carreira ganha pouco, mas nem por isso ele faz gol contra, porque sabe que se jogar bem as suas chances de ser contratado por um clube reconhecido serão maiores.
O vídeo no link abaixo é da palestra da Adozinda Kuhlmann no TEDx, foi tão bom que no final ela foi aplaudida em pé...isso sim é envelhecer bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário