Quem não come carne está cansado de responder a pergunta do título desse post e por fim ouvir que os animais irão morrer de qualquer forma, então é melhor continuar comendo carne. Ou então, você explica seus motivos e mesmo assim as pessoas insistem que você deve comer carne. É difícil encontrar alguém que não questione a sua escolha, como se o fato de não comer carne fosse um bicho de sete cabeças.
Por outro lado o bicho de sete cabeças se encontra nos matadouros, mas o que acontece com a maioria das pessoas é que preferem ignorar o que acontece como se não fosse problema delas, mas o fato é que cada um tem a sua responsabilidade.
No site do WSPA é possível enviar uma mensagem ao Ministério do Meio Ambiente pedindo que o tema bem estar animal seja inserido no Rio +20. A proposta da organização é o abate humanitário que segundo o próprio site significa "o conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até o manejo no frigorífico". Não é a melhor solução, mas é o começo.
O vídeo a seguir mostra o que acontece com a carne antes de chegar em sua mesa, segundo Paul McCartney se os matadouros tivessem paredes de vidro todos seríamos vegetarianos. Se você quer um documentário com exemplos brasileiros então recomendo "A Carna é Fraca" do Instituo Nina Rosa.
Meu objetivo ao escrever esse post não é que todos se tornem vegetarianos, mas até que seria bom, na verdade quero mostrar o que acontece com o animal até chegar a sua mesa. Afinal todos temos o direito de saber como o alimento que ingerimos são produzidos e isso muitas vezes é omitido.
Na nossa imaginação fica aquela imagem feliz do franguinho branco do comercial, ou do boi saudável e pastando livre numa fazenda bem longe daqui, ou de porquinhos rosados e sorridentes, mas infelizmente a realidade é outra e temos o direito e dever de saber como esses animais realmente são tratados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário