Eu comecei a escrever esse post em junho de 2012 e por algum motivo, que não me lembro agora, eu nunca terminei...mas como vovó já dizia: "antes tarde do que nunca". Naquela época eu li o livro "O Poder dos Quietos" da Susan Cain.
Se você é introvertido leia esse livro e se aceite assim como você é. E se você é extrovertido também é bom ler para saber que pessoas introvertidas são diferentes, mas não são de outro mundo, apenas falam menos e isso não é um defeito.
Eu sou uma introvertida assumida, amo o silêncio e quando fico muito tempo em um ambiente com pessoas que falam demais eu fico irritada. Como diria o Depeche Mode..."enjoy the silence". Isso não quer dizer que os introvertidos só gostam de silêncio, mas confesso que muitas vezes preciso me desligar do mundo para carregar minhas baterias.
Enfim, seja você, não é ruim ser extrovertido ou introvertido, o mundo precisa de todos. Temos que respeitar as diferenças e saber lidar com elas. Eu recomendo a palestra da Susan Cain no TED e o site sobre o seu livro: http://opoderdosquietos.com.br/ . Nesse site tem a seguinte descrição sobre o livro:
"Em um mundo que exalta o Ideal da Extroversão, a timidez é vista como algo entre a decepção e a patologia. Pessoas quietas são subestimadas a todo instante e sentem que precisam aprender a ser mais comunicativas. Mas O poder dos quietos marca o fim desse dogma da sociedade".
Para quem não conhece eu também recomendo Depeche Mode - Enjoy The Silence: